CAVILHAS DE BAMBU com Pleioblastus simonii
A utilização de bambus como cavilhas é bastante comum no artesanato e nas estruturas montadas que requerem acabamento em função da "não utilização de pregos ou parafusos(custo) nas montagens destas estruturas.
Mas o que tem de diferente nesta postagem?? Eu sempre usei cavilhas feitas com bambus???
É exatamente isto que vou demonstrar, com a utilização de uma espécie de bambu não muito comum nestes trabalhos, até mesmo pela sua disponibilidade e também pelo pouco conhecimento de algumas pessoas em relação a esta espécie e suas aplicações.
Trata-se dos Pleioblastus sp. cuja utilização nos artesanatos não é muito explorada mesmo que ele apresente qualidade que se destaca tanto pela aparência das varas, sua retidão e resistência, quando compostos em conjuntos para alguns trabalhos não estruturais.
Tenho na Coleção do Bambuplatz Garten 4 espécies de Pleioblastus porém o que se destaca aqui nesta finalidade "cavilhas" é o
Pleioblastus simonii
Porque?
Ele tem algumas características básicas para utilização como cavilhas.
1 - Não precisam ser moldadas, pois suas varas tem diâmetro que vão desde 2mm(ideal 5mm ou acima) até aproximadamente 30mm. Elas já estão prontas basta cortar.
2 - São absolutamente retilíneas e "roliças" sem vincos(como existem nos outros tipos de ramos de bambu) e um pouco ásperas o que dispensa preparação para colagem se necessário.
3 - Possuem paredes fortes com pequena área interna o que lhe proporciona uma rigidez razoável.
Vou disponibilizar aqui a seguir uma demonstração de uma montagem até o ponto de colagem para posterior amarração de acabamento (se necessária).
Iniciando pelo corte das cavilhas que poderá ser de comprimento variado, dependendo dos diâmetro das peças a serem amaradas.
Escolher as varas mais uniformes e eliminar todos os nós fazendo várias varetas de mesmo diâmetro. Elas normalmente são uniformes e absolutamente cilíndricas. No caso de necessidade, fazer a seleção de algumas varas que tenham o mesmo diâmetro para fazer o corte das varetas.
Tenho casos de junção de bambus de grande diâmetro tais como, junções de Bambusa oldhamii, Dendrocalamus asper, Phyllostachys pubescens ou outros de grande porte, onde posso utilizar seções deste mesmo Pleioblastus com diâmetros maiores. Os bambus alastrantes em geral não são adequados para isto já que não apresentam colmos de diâmetros uniformes, pois apresentam um lado achatado. Mesmo os ramos de Bambusa oldhamii e tuldoides que são arredondados não possuem seções uniformes e são "afunilados".
As cavilhas feita a partir de colmos de outros bambus ( restos) recortados em tiras e depois arredondados(retificados) são maciços porém dão trabalho e no caso de amarração entre peças acabam aumentando o custo da operação em função do tempo de sua preparação.
Ainda mais: Estas cavilhas podem ser usadas em qualquer tipo de montagem de outros moveis de madeira com a mesma eficiência das adquiridas no mercado.
.