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quinta-feira, 5 de maio de 2016

ÓRGÃO DE BAMBU




ÓRGÃO DE BAMBU

Alguns anos atrás escrevi o artigo sobre o Órgão de Bambu existente em Porto Alegre,
RS o qual estou postando agora para os meus amigos do Blog.
Segue descrito abaixo o relato do local onde ele foi instalado e alguns dos detalhes de sua construção, conforme relatei na época em que o artigo foi escrito (2012).



Órgão de Bambu em Porto Alegre


Histórico:


O órgão foi construído relo Rev. Padre Odilon Jaeger SJ da Congregação Jesuíta. O Colégio Anchieta, antes instalado no centro da cidade de Porto Alegre, na Rua Duque de Caxias, mudou-se no final da década de 60 para a Rua Nilo Peçanha em uma área muito bonita, no bairro Boa Vista. Ao ali se instalar, o Pe. Odilon começou a construir o órgão por volta de 1968, com o auxílio do irmão da Congregação Lasalista de Canoas/RS, Pe.Renato Koch, que ainda hoje dá assistência e manutenção ao órgão.


O Padre Odilon já tinha construído o órgão de São Leopoldo, que é cerca de 2/3 menor do que este do Colégio Anchieta.
Um fato que muito valoriza este órgão é  que, segundo consta, existem apenas três órgãos de bambu no mundo. O primeiro em Manila, o qual já teria sido destruído pelo tempo e poucos cuidados, teria sido restaurado na Alemanha e após, retornado ao seu sítio na catedral de Las Piñas próximo de Manila nas Filipinas. Os outros dois são os daqui no RS, respectivamente, o de São Leopoldo e este do Colégio Anchieta.
Características do órgão de bambu





Central de operação - Teclados e comandos de operação
O aparelho é composto de três conjuntos sonoros que são operados pelo teclado central
Toda a estrutura da central de operação do órgão, incluindo teclados, mecanismos de comando e o próprio móvel, foi construída pelo Padre Odilon Jaeger.

Os conjuntos de tubos estão dispostos de forma simétrica nas duas laterais do altar principal e na parte superior, incrustados em um nicho construído de forma a acomodar as tubulações.



Atrás delas, com acesso por trás do altar mor, no segundo piso, estão dispostos todos os mecanismos de sopro, circulação de ar e motorização que gera o ar para alimentar os sopros nos tubos.

 Retaguarda - Parte de trás dos tubos por onde circula o ar


 



























Na foto a seguir observa-se os conjuntos de tubos que estão localizados atrás da mesa do teclado que fica situado no nível do piso da igreja. Alguns destes tubos são feitos de bambu e outros são de cedro. Os de cedro são perfeitamente colados, de forma a não deixar escapar ar no sopro.  As extremidades superiores são fechadas com uma caixa de cedro e uma pequena manopla que serve para regular a precisão do tom esperado para cada tubo. Uma vez regulada. a abertura é fixada com a manopla.


Na parte inferior dos tubos, tanto nos de bambu quanto nos de cedro, está a saída do ar e do som (pois o ar é soprado dentro dos tubos por canículas plásticas e sai pela parte inferior).

O valor das notas, tons e o resultado final são definidos em função do diâmetro e comprimento dos tubos (volume total do tubo). O mesmo para os de seção quadrada (de cedro).
 Teclado  e Central de operações

Disposição das tubulações nas laterais e atrás da central de operações na lateral direita da foto. Atrás do teclado o terceiro conjunto de tubos ao nível do chão.

 Tubos em bambu e cedro





                                                   Detalhes das caixas de saída das tubulações

 
Detalhe dos reguladores na parte superior dos tubos de bambu





  - Os tubos de emissão de som são confeccionados em bambu Bambusa vulgaris-vittata, alguns de maior diâmetro, que estão no conjunto destas fotos acima, parecem ser Dendrocalamus asper. Os bambus utilizados, em sua maioria, são B.vulgaris-vittata . Alguns tubos são metálicos, os quais podem ser vistos atrás das ventanas (que se abrem automaticamente) e uma grande parte de tubos são de Cedro (quadrados).

 
 O conjunto de motorização que faz a circulação do ar está colocado atrás das paredes onde os conjuntos de tubos nas laterais do altar estão colocados. Nestas salas estão tubos de madeira (muito bem preservada) por onde o ar circula e é distribuído aos canos plásticos, que concorrem para os tubos, pelos sopradores. Os sopradores são feitos de couro muito flexível, colados na base dos tubos que se enchem e esvaziam como pequenos foles.


    


Estes conjuntos de madeira fazem parte da distribuição do fluxo de ar e estão situados imediatamente atrás dos conjuntos de tubos que são vistos por dentro da igreja, nas laterais do altar principal.

 Os conjuntos de tubos que estão na parte interna da igreja podem ser visualizados nas fotos a seguir:

          


Conjunto de tubos do lado esquerdo        



                   Conjunto de tubos do lado direito

 No conjunto do lado direito observa-se um conjunto de tubos metálicos, através das ventarolas que estão abertas (logo atrás dos bambus que estão na parte de baixo).


A grande maioria dos tubos sonoros é de bambu.

A seguir os conjuntos de cedro e uma pequena quantidade de tubos metálicos.     

 



















A foto acima mostra o detalhe das extremidades inferiores dos tubos de bambu onde estão as caixas de saída do som de cada um dos tubos.

Estas caixas são pintadas da mesma coloração dos tubos, de forma diferente que as caixas mostradas na foto do conjunto que está ao nível do chão.
Outro detalhe muito importante e nítido nesta foto e na foto do conjunto atrás do teclado é que todos os bambus foram pintados com um esmalte especial( o que talvez tenha dado resistência ao ataque de insetos a estes bambus)  e as listras foram executadas sobre as listras originais do bambu, manualmente, até com alguma imprecisão.

Ao se observar o conjunto de longe tem-se a impressão de que os bambus têm sua coloração natural. Mas, ao se chegar próximo aos tubos, pode-se verificar que todos são pintados com esmalte amarelo e listras verdes, tentando imitar as cores originais dos bambus.


 De forma geral o conjunto é magnífico. Todos os três conjuntos estão operantes, poucos tubos racharam ( têm mais de 40 anos)Se pode observar que alguns já foram consertados com colas ou silicone.

 As informações que recebi do Pe.Luiz são de que o órgão é acionado com freqüência, em várias ocasiões, em missas ou eventos solenes e que, algumas vezes, seriam necessárias intervenções do Pe. Renato Koch para fazer algumas correções no sistema de distribuição/fluxo de ar e outras partes do conjunto.

 A próxima etapa que está sendo planejada é a construção do 4° conjunto de tubos, que igualmente será de bambu. Este novo conjunto será instalado no lugar da janela, conforme mencionado anteriormente, e observado na foto a seguir.

Na foto acima verifica-se uma janela que está localizada sobre o conjunto de tubos que está atrás da mesa do teclado. Nesta janela será construído o novo conjunto de tubos de bambu que fará parte da ampliação do órgão.

O conjunto de fotos e este relato foi elaborado por José Ene,  a partir das informações prestadas pelo Padre Luiz Chang SJ  da Congregação Jesuíta  do Colégio Anchieta, cujo link está abaixo :

http://www.colegioanchieta.g12.br/index.php?option=com_content&task=view&id=91&Itemid=5&menu_ativo=active_menu_sub&marcador=5

Outros novos depoimentos, de qualquer pessoa que disponha de informações adicionais, que possam ser úteis a serem anexadas a este relato ou que, de alguma forma, possam contribuir no sentido de corrigir alguma imprecisão nas informações acima, poderá comunicar-se conosco através do e-mail agrobambu@gmail.com

Este artigo foi originalmente escrito por mim em 2012 e somente agora, em 2016 transcrito para este blog, portanto alguma informação poderá estar desatualizada. 

 José Ene

Porto Alegre - RS - Brasil

http://agrobambu.blogspot.com


Um comentário:

  1. Seria intetessante indicar quais eram os registros existentes naquela época. Digo naquela época porque este órgão foi alterado e, sinceramente, me parece que de forma inadequada.

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