Total de visualizações de página

domingo, 4 de março de 2018

BAMBUSA LAKO EM NASSAU

BAMBUSA LAKO EM NASSAU, BAHAMAS

Em uma viagem de cruzeiro a Nassau tive  oportunidade de visitar o Palácio do Goveno do local e tive uma grata surpresa: ... uma plantação de dezenas de touceiras de bambus da espécie Bambusa lako.

Nesta ocasião, maravilhado com aquilo tudo tirei muitas fotos, pois justamente nesta época estava ás voltas com a identificação de uma das espécies de bambu da minha coleção que me foi doada por outro colecionador com esta identidade.



Como se pode observar este bambu, quando os colmos são jovens, tem a coloração verde como outros de sua espécie. Assim permanece até uma certa fase de maturidade dos colmos, que começam a se tornar cada vez mais escuros até atingirem a sua coloração característica de tom chocolate, quase pretos.
Nesta ocasião não consegui nenhum relato com o pessoal do local, com quem conversei, que soubesse me dar informações sobre a origem daqueles bambus e como ou porque eles vieram parar ali, dentre mais outras centenas de plantas de outros locais do planeta e mais alguma nativas da região. 





Me limitei em fotografar para estabelecer os comparativos que precisava, para o confronto com as minhas espécies no sentido de saber se o que eu tinha na coleção do Bambuplatz Garten se tratava de B. lako ou não. As minhas ainda eram pequenas e ainda não tinha colmos maduros para atingirem a coloração escura característica da espécie.

 Depois que retornei para o Brasil fiz contato com a administração do Palácio do Governo e fui direcionado para o Secretário da agricultura. Fiz uma consulta explicando os motivos e remeti  de maneira formal as minhas perguntas com relação a procedência e motivos de lá estarem aqueles bambus... Ainda estou esperando a resposta.




Dois anos  depois, em Fev de 2017, voltei ao local e colhi mais fotos com mais detalhes, Nesta ocasião as ilhas tinham sido atingidas em cheio por um dos maiores furacões que já haviam apor ali e o jardim apesar de um pouco desfalcado estava sendo mantido(pelos presidiários)- Se pode observar um deles com um roupa listrada de preto e branco próximo do guindaste na foto abaixo. 










Alguns colmos na fase da mudança de cor








 

Brotos inconfundíveis da espécie Bambusa


 Abaixo um conjunto de fotos de mais detalhes de colmos, ramificações e folhagens para ajudar na identificação da espécie.








Dois anos e meio se passaram desde minha primeira visita e coleta das fotos em Nassau. Voltei lá mais duas vezes. O suficiente para obter algumas das fotos deste artigo e mais umas outras tantas.
As fotos foram úteis para fazer os comparativos que precisava para ter hoje a certeza de que o que eu tinha não era Bambusa lako, pois até hoje o bambu( que tem a mesma conformação deste) não escureceu e ainda que tenha posto colmos de maior diâmetro que estes não correspondem a ID que me remeteram originalmente.
Continuo com a curiosidade de saber a história destes bambus lá na ilha. Se algum dos leitores deste artigo puder colaborar com alguma informação neste sentido será bem recebida e divulgada aqui, com os créditos necessários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que trouxerem informações adicionais ou correções aos temas descritos neste blog serão incorporados a postagem com os devidos créditos ao autor.
Sugerimos que, ao acessar por smartfones seja feita a opção de acesso para "versão para web" na parte inferior do conteúdo, para que apareça o menu de todos os posts publicados e suas datas de publicação