Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

WWW.BAMBOOFOUNT.COM.BR - FONTES DE BAMBU

                                                    WWW.BAMBOOFOUNT.COM.BR

Comecei  no Bambu fazendo fontes, lá por 2002 e escollhi o nome "Bamboofount"para meu website. Acabei optando por este nome, pois era o mais razoável disponível dentre os que ainda não existiam com o pessoal que fazia fontes. Tinha escolhido antes "Bamboofountain" porém a web estava cheio destes nomes e acabavam dirigindo as buscas para outros websites.



Em meados de 2005 fiz um compilado de todos os produtos de design exclusivo que eram produzidos aqui no Bambuplatz Garten( o nome do local ainda não era este), além dos materiais que podem ser utilizados na indústria do artesanato com bambu.

Durante mais de 12 anos estive com meu website  www.bamboofount.com.br ativo até que ficou obsoleto. Ao tentar reativá-lo foram perdidas algumas informações que  eram fundamentais para sua manutenção então resolvi coloca-lo aqui no meu blog.

Sempre achei os bambus uma planta interessante. Quando comecei com as fontes não tinha a mínima idéia de que me envolveria com o BAMBU da forma como estou envolvido hoje.

Minha primeira fonte foi com um pedaço de "taquara" mal cheirosa, cravejada de mariscos, que peguei dentro d'água lá em Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis,SC.
Ficou de molho lá no meu sítio até que o cheiro desaparecesse. Tinha então o material necessário para fazer a tal da fonte.

Aqui estão as primeiras taquaras com mariscos já prontas para serem instaladas na fonte improvisada com uma minibomba usada em aquários







Esta ao lado já foi o resultado do aprimoramento no design utilizando bambus fervidos e protegidos por vernizes especiais. 



A partir dali comecei a incrementar o design para torná-la mais estética e definir as dimensões e proporções dos bicos e corpo dos cilindros, ao mesmo tempo que desenvolvia os potes e a forma construtiva.

Mas logo no princípio da produção em maior escala comecei a sentir a dificuldade de encontrar os bambus de grande porte, que tivessem estrutura para a construção das fontes e que fossem adequados ao trabalho de permanecer permanentemente em contato com a água, sem que se deteriorassem.
Iniciei então utilizando varas compradas no mercado e algumas poucas que já dispunha na minha propriedade, mas ainda insuficientes, tanto no porte quanto nas quantidades.

Estes são os modelos das fontes que produzo atualmente


Desenhei os formatos dos potes e os acabamento e mandei confeccionar os potes por um artesão em cerâmica que os produz com exclusividade.
Os potes de cerâmica como se sabe, são porosos e infiltram a água. Foi necessário desenvolver um produto específico para impermeabilizar internamente o pote para evitar a infiltração.

Para os clientes mais resistentes aos produtos naturais desenvolvi alguns modelos em cerâmica utilizando os bambus como moldes.




Desde então iniciei uma produção frenética de fontes e não parei mais. Hoje tenho mais de 700 unidades espalhadas em todos os cantos do país.


Na entrada do website tinha este blá,blá blá para entusiasmar o pessoal a adquirir o produto...











Por trás desta "industrialização" artesanal existe uma série de componentes para esta montagem. A começar que o bambu utilizado era de uma espécie que todos diziam ser inadequado para este tipo de trabalho, o Bambusa vulgaris "vitatta" também conhecido como Bambu imperial (amarelo com listras verdes). Além disto outros componentes como motorização, colas, adesivos, parafusos inox, componentes plásticos e vernizes especiais.
                               E foi assim que tudo começou...e não terminou aí!
Como para a confecção das fontes precisava de muitos bambus de grande diâmetro e este material era escasso aqui no sul do país estava ficando difícil dar continuidade. Com os  bambus de pequeno diâmetro que eu tinha no meu sítio não era possível manter aquele ritmo e incrementar a produção de fontes, surgiu então a idéia de PLANTAR  MEUS PRÓPRIOS BAMBUS.
                               ... e ENTÃO A COISA NÃO TERMINOU ATÉ HOJE.
          Foi necessário desenvolver outros conhecimentos e aprender  mais sobre a planta.

                  Criei então um adendo ao meu website chamado AGROBAMBU que estará disposto a seguir em um outro artigo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que trouxerem informações adicionais ou correções aos temas descritos neste blog serão incorporados a postagem com os devidos créditos ao autor.
Sugerimos que, ao acessar por smartfones seja feita a opção de acesso para "versão para web" na parte inferior do conteúdo, para que apareça o menu de todos os posts publicados e suas datas de publicação