Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Muita água para os Bambus 2

         


Vista dos lagos um e dois
A partir destes reservatórios suspensos sai uma rede de irrigação por gravidade que passa por todas as touceiras de bambu e outras plantas, numa malha de  mais de 500 metros de mangueiras. Este projeto de irrigação, ainda em fase de conclusão, deslocando água para os reservatórios e, entre os lagos, alimentando a fonte de bambu e um chafariz que funciona como um  aerador. A malha toda é controlada por um sistema de irrigação Orbit WaterMaster,  de 4 seções-Dual  time, com 7 dias de ciclos em horários programáveis, que abre os fluxos através de uma válvula automática para ligar a bomba  pressurizadora dos aspersores.

   
Programador e irrigadores

O projeto está sendo interligado com o sistema de aspersão já existente no mudário feito com sprinklers comuns. A grande dificuldade ainda consiste em retirar as partículas suspensas na água dos lagos que interferem nos bicos de irrigação de solo, embora não afetem os bicos de aspersão pressurizados. O sistema de controle de água por gravidade é operado manualmente, quando necessário.

          
 Todo este conjunto de medidas foi concluído neste dezembro de 2010, junto com a duplicação da área de preparação e preservação das mudas de bambu, depois de ter passado algumas dificuldades nos verões anteriores com os períodos de estiagem. Com os novos lagos e reservatórios estima-se que será possível ficar por 60 dias sem  chuvas antes de utilizar a água do poço artesiano.



Lago #3 –Nivel completado na primeira semana de conclusão antes dos arremates finais.


Esta forma de acumular água traz junto com ela algumas adaptações necessárias no modo de vida e no trabalho das pessoas que estão envolvidas no processo de produção, cuidados com os bambus e com a área. A água é necessária e com isto aparecem outros trabalhos adicionais para mantê-la limpa, para manter o local acessível e limpo e para fazer com que ela seja utilizável pelo sistema. Este sistema de irrigação de 100% das espécies distribuídas na área é simples e de baixo custo e estará disponível para visitação dos amigos interessados quando estiver concluído.

A conclusão da construção dos 3 lagos interligados foi em 2013 e logo após iniciei a construção do depósito para os reservatórios de água  tanto o suspenso quanto as cisternas. Este conjunto: Lagos/ Reservatórios/Sistema de Irrigação foi integrado gradativamente com o sistema de captação de água e os 2 poços artesianos de aprox. 75m de profundidade.
Hoje se pode ver a figuras dos lagos 2 e 3 com outra paisagem bem diferente da foto acima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que trouxerem informações adicionais ou correções aos temas descritos neste blog serão incorporados a postagem com os devidos créditos ao autor.
Sugerimos que, ao acessar por smartfones seja feita a opção de acesso para "versão para web" na parte inferior do conteúdo, para que apareça o menu de todos os posts publicados e suas datas de publicação