Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Muita água para os Bambus

Muita água para os Bambus
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011 - 09:45


Area de preparação para o novo lago(#3) e a interligação com os lagos #1 e #2
 Está se aproximando um período em que não há água que chegue para dar de beber aos bambus e às demais plantas que compõem o jardim de Bambus do Sítio Bamboofount de 1,5 hectares, hoje com cerca de 100 touceiras de bambu de 49 diferentes espécies, além de dezenas de outras plantas ornamentais.

Como na minha área não tem água passante, apenas um poço artesiano de 55m de profundidade, toda a alimentação dos lagos é feita por captação da água da chuva, num emaranhado de captadores e reservatórios que concorrem enchê-los.
Neste último final de semana concluí a abertura de mais um lago que irá formar, junto aos outros dois lagos já existentes, um conjunto de três reservatórios que somados, atingem o volume de, aproximadamente, 70000 litros.
Qualquer operação deste gênero é sempre traumática e deixa marcas profundas tais como, montanhas de terra a serem removidas, marcas de rodas da retroescavadeira e algumas plantas amassadas, em razão do espaço exíguo para movimentação de uma máquina deste porte, por dentre os bambus.

   
                    
Os lagos #1 e #2, que são mais antigos, são interligados com o #3(o que está sendo escavado) por desnível e concorrem para abastecer 3 reservatórios suspensos,  além de um captador subterrâneo de  concreto,  com capacidade de 12000 litros, que exclusivamente concentra a captação de água da chuva dos telhados.  A movimentação da água entre os lagos, dos valos de captação, a cisterna e os reservatórios é feita por duas bombas submersas (sem ruído) de alto desempenho, que movimentam mais de 8000 l/h cada uma, duas bombas pressurizadoras para acionar os bicos de aspersão e uma bomba de recalque.
Muita energia elétrica para dar água aos bambus!

     Continua outro dia...

Um comentário:

  1. Seu Ene, muito linda sua plantação de Bambu! parabens pela abertura do novo lago e pelo projeto de irrigação, que parece bastante eficaz.Quanto a retirar as partículas suspensas na água dos lagos que interferem nos bicos de irrigação de solo, não se preocupe, o senhor sempre acha uma solução. E muita luz para nos em 2011!!!

    ResponderExcluir

Os comentários que trouxerem informações adicionais ou correções aos temas descritos neste blog serão incorporados a postagem com os devidos créditos ao autor.
Sugerimos que, ao acessar por smartfones seja feita a opção de acesso para "versão para web" na parte inferior do conteúdo, para que apareça o menu de todos os posts publicados e suas datas de publicação